Foque na Saúde

O mês de abril tem algumas datas para lembrar da importância de cuidar da saúde e, duas delas, estão ligadas diretamente com a qualidade de vida. “6 de Abril – Dia Mundial da Atividade Física” e “7 de Abril – Dia Mundial da Saúde”. Ambas estimulam a população a se conscientizar em inserir hábitos saudáveis na rotina, para gerar qualidade de vida e bem estar..

E, o que isso tem a ver com o desenvolvimento do câncer?! Tudo. Muitos dos maus hábitos, como: excesso de bebida alcoólica, tabagismo, ingestão de gordura, dieta pobre em verduras e legumes, sedentarismo são fatores de risco para diversos tipos de câncer.

Neste mês também tem o “Abril Azul Claro” que conscientiza sobre o câncer de esôfagoórgão do sistema digestivo que liga a garganta ao estômago. Esse tipo de câncer gera alerta devido os fatores de risco que tem, entre os principais, o tabagismo e a bebida alcoólica.

Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer, o uso de bebidas alcoólicas está diretamente associado ao aumento do risco do desenvolvimento de, pelo menos, oito tipos de câncer e, dentre os mais diagnosticados na população brasileira estão: boca, faringe, laringe, esôfago, fígado, intestino, mama e estômago.

Pessoas que tiveram infecções causadas pelo Papilomavírus Humano; Câncer de Cabeça ou de Pescoço; ou receberam radioterapia esofágica para o tratamento de câncer em regiões próximas, também estão mais propensas a desenvolver câncer de esôfago.

Adote hábitos saudáveis e faça exames de rotina. Prevenção e diagnóstico precoce salva vidas!