Câncer de Cabeça e Pescoço

O câncer de cabeça e pescoço é o segundo tipo mais comum da doença entre os homens, atrás somente do câncer de próstata, e o quinto mais comum entre as mulheres. O “Julho Verde” acontece para conscientizar e prevenir esse tipo de câncer, lembrado no dia 27 de julho – Dia Mundial da Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.

Os tumores de cabeça e pescoço são as lesões compreendidas entre a base do crânio e as clavículas, não sendo consideradas as lesões do cérebro – essas, de competência do neurocirurgião.  Os tumores podem aparecer a partir de lesões nos lábios, língua, gengivas, assoalho da boca, palato – também conhecido como “céu da boca”, garganta, pregas vocais ou laringe, pele da face e pescoço, cavidades nasais e seios da face, glândulas salivares, tireoide, nódulos cervicais primários ou metastáticos.

Dentre os fatores de risco estão: o tabagismo, que inclui cigarro, cigarro eletrônico, palheiro, charuto, cachimbo e narguilé; bebidas alcoólicas (principalmente as destiladas); próteses dentárias mal adaptadas; exposição excessiva ao sol; infecções por HPV. E, o câncer de pele também é considerado fator de risco.

Sinais e sintomas que devem servir de alerta para as pessoas, principalmente as que são tabagistas ou etilistas, estão:

– Lesões esbranquiçadas ou avermelhadas em cavidade oral que não cicatrizam em até 15 dias;

– Rouquidão progressiva que não melhora;

– Sensação de “espinho de peixe” na garganta;

– Dificuldade e dor para mastigar ou engolir;

– Nódulos ou caroços no pescoço, de aparecimento abrupto ou progressivo.

Ao notar qualquer um dos sinais e sintomas relacionados acima, procure um cirurgião de cabeça e pescoço para avaliação, diagnóstico e tratamento adequado!

Quanto mais cedo o diagnóstico, maior as chances de tratamento e cura. A cirurgia e sobrevida dos pacientes aumentam significativamente com o tratamento precoce; já quando diagnosticados tardiamente, as cirurgias podem ser mais radicais e mais invasivas, refletindo, também, na sobrevida  do paciente.

O tratamento do câncer de cabeça e pescoço depende de vários fatores, como localização, tamanho da lesão, metástases já presentes ou não, estruturas adjacentes comprometidas, estado clínico do paciente (nutricional, cardiológico, imunológico).

Ao persistirem os sintomas, procure um médico!

Diagnóstico e tratamento precoce salvam vidas!