Blog
Novembro Azul
Segundo os dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer, no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. Sendo, essa neoplasia maligna, responsável por 28,6% de óbitos entre a população masculina. Estima-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, responsável por produzir e armazenar parte do fluido seminal. Por ser uma doença silenciosa é ainda mais alarmante e requer uma rotina de prevenção, com consultas regulares ao médico e adoção de hábitos saudáveis.
O principal fator de risco é a idade (a partir dos 60 anos), ou os que possuem histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60, além da obesidade para tipos histológicos avançados, e também exposição a agentes químicos, esses, equivalente a 1% dos casos.
Diagnóstico
Toque retal e PSA são os exames indicados para o diagnóstico do câncer de próstata. O PSA mede, no sangue, o antígeno prostático específico. Em caso de alteração nos níveis da proteína produzida pela próstata, pode haver indicação de alterações; já o toque retal avalia o tamanho, o volume, a textura e a forma da próstata.
Prevenção
A adoção de hábitos saudáveis é uma das melhores medidas de prevenção e saúde:
- Realize atividades físicas regularmente;
- Tenha uma dieta balanceada, rica em frutas, verduras, legumes e carne branca;
- Evite bebidas alcoólicas;
- Não fume.
Previna-se! E se você faz parte do grupo de risco, realize exames de rotina!
Diga não ao preconceito e sim à vida!